sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Por qual motivo você sente tédio?

Dê Play Antes de Começar Ler! 
Descobri que estou entediado, sem entusiasmo. Não consigo aceitar a vida, sabendo que, lá dentro, me falta alegria. O que fazer ? 

Ouvi falar de um novo tipo de tranqüilizante que não relaxa - só faz com que você fique mais tenso.
Experimente! Experimente mesmo - seja louco! -, mas não mais do que três vezes. Experimente uma vez, duas, três, e então pare, afinal não há por que ser idiota.
Você me diz, "Descobri que estou entediado..."
Essa é uma grande descoberta. Com certeza! Muito poucas pessoas se dão conta de que estão entediadas - e elas estão, estão mortas de tédio. Todo mundo sabe disso menos elas. Saber que se está entediado já é um grande começo; agora vasta conhecer algumas implicações quanto a isso.
O homem é o único animal que sente tédio. essa é a uma grande prerrogativa, faz parte da dignidade do ser humano. Você já viu um búfalo entediado, um jumento entediado? Eles não ficam entediados. O tédio significa simplesmente que o jeito como você está vivendo está errado; por isso é uma grande coisa saber que "Estou entediado e algo tem de ser feito com relação a isso, é preciso que haja alguma mudança". Por tanto não pense que é ruim ficar entediado - é um bom sinal, um bom começo, um começo muito auspicioso. Mas não pare por aí.
Por que se fica entediado? Você fica entediado porque vive de acordo com padrões mortos, que herdou de outras pessoas. Renuncie a esses padrões, largue-os! Comece a viver à sua própria moda.
Não é uma questão de dinheiro, de poder, de prestígio; é uma questão do que, intrinsecamente, você quer fazer. Faça isso sem ligar para os resultados, e o tédio desaparecerá. Você tem de seguir as idéias dos outros, tem de fazer as coisas do jeito "certo", tem de fazer as coisas quando é preciso. Esses são os alicerces do tédio.
Toda a humanidade está entediada porque aquele que deveria ser místico é matemático, aquele que deveria ser matemático é político, aquele que deveria ser poeta é um homem de negócios. Todo mundo está fazendo uma coisa diferente do que deveria; ninguém está onde deveria estar. é preciso arriscar. O tédio pode desaparecer no mesmo instante se você estiver disposto a correr riscos.
Você me diz, "Descobri que estou entediado..." Você está tão entediado por que foi sincero consigo mesmo, não foi honesto consigo mesmo, você tem que se respeitar mais.
E você diz, "Estou sem entusiasmo." Como ter entusiasmo? O entusiasmo só aparece quando você está fazendo o que quer; não importa o que isso seja. Vincent Van Gogh ficava imensamente feliz quando pintava. Ele não conseguia vender um quadro, ninguém o admirava, ele estava com fome, à beira da morte. O irmão lhe dava uma pequena quantia de dinheiro para que ele pelo menos conseguisse sobreviver - quatro dias por semana ele jejuava e três ele comia. Tinha que ficar sem comer por quatro dias seguidos porque senão como conseguiria comprar suas telas, tintas, pincéis? Mas ele estava extremamente feliz - cheio de entusiasmo.
Morreu aos 33 anos; suicidou-se. Mas seu suicídio foi, de longe, bem melhor do que a vida que ele levava, pois ele só se suicidou depois de ter pintado o que queria. No dia em que terminou a tela em que pintou o pôr-do-sol, que fora o seu mais acalentado desejo, ele escreveu uma carta dizendo, "Meu trabalho está completo, estou realizado. Estou deixando este mundo extremamente contente". Ele se suicidou, mas eu não chamaria isso de suicídio. Ele viveu plenamente, com toda a intensidade.
Você pode viver uns 100 anos e sua vida ser só um osso seco, um peso, um peso morto. Aí você me diz: "Você me disse para aceitarmos o jeito que somos. Não consigo aceitar a vida sabendo que, lá dentro, me falta alegria."
Quando eu digo para se aceitar, não estou dizendo para aceitar o seu jeito de viver - não entenda-me mal. Quando eu digo para você se aceitar, estou dizendo para rejeitar todo o resto - aceite você mesmo. Mas você interpretou isso à sua própria moda. É assim mesmo...

O marciano aterrissou seu disco voador em Manhattan e, assim que saiu da nave, foi abordado por um mendigo:
 - Doutor, me dá um centavo?
 - Mas o que é um centavo? - Perguntou o marciano.
O mendigo pensou um pouco e respondeu:
 - Tem razão, pode me dar vinte?

Eu não disse isso. Você entendeu outra coisa. Rejeite tudo o que lhe impuseram - não estou dizendo para aceitar. Aceite a essência mais profunda que você trouxe com você além de então não sentirá que algo está faltando. No instante em que você se aceitar, sem impor nenhuma condições, sentira uma explosão de alegria. O entusiasmo começará a jorrar, a vida passará a ser de fato extasiante.

Os amigos de um jovem pensaram que ele tinha morrido, embora estivesse só em coma. Mas, quando ele estava prestes a ser enterrado, mostrou sinais de vida. Os amigos lhe perguntaram como era estar morto.
 - Morto!? - ele exclamou. - Mas eu não estava morto. Sabia o tempo todo o que estava acontecendo. E sabia também que não estava morto, porque meus pés estavam frios e eu sentia fome.
 - Só por causa disso você achou que estava vivo? - perguntou um dos curiosos.
 - Bem, eu sabia que, se estivesse no céu, não sentiria fome; se estivesse no inferno, meu pés não estariam frios.

Pode ter certeza de que você não está morto: você está com fome e seus pés estão frios. Simplesmente levante-se e faça um pouco de exercício!

Um homem pobre, sem nenhuma instrução ou posição social, apaixonou-se pela filha de um milionário. Ela o convidou para conhecer seus pais. na elegante mansão onde moravam. O homem ficou acanhado diante da mobília finíssima, de tantos empregados e de todas as evidências da riqueza da família, mas conseguiu aparentar descontração - até que chegou a hora do jantar. Sentado à sólida mesa de jantar, inebriado pelo vinho, ele soltou gases ruidosamente.
O pai da garota levantou a cabeça e encarou o cachorro que estava deitado aos pés do rapaz:
 - Roover! - exclamou num tom ameaçador.
O pobre rapaz ficou aliviado ao ver que tinham posto a culpa no cachorro e, minutos depois, soltou mais gases.
Seu anfitrião olhou novamente para o cachorro e exclamou em voz alta:
- Roover!
Passado algum tempo, o rapaz soltou gases novamente, Com o rosto contraído de raiva, o milionário gritou a plenos pulmões:
 - Roover, saia já daí antes que ele cague em cima de você!

Ainda há tempo - saia dessa prisão em que você viveu até agora! Só é preciso um pouco de coragem, só um pouco da coragem do jogador. Não há nada a perder, lembre-se disso. Você só vai perder seus grilhões - só vai perder todo o tédio e esse sentimento de que está sempre perdendo algo. O que há mais a perder? Saia do rebanho e aceite-se.
Seja responsável - e, quando eu uso a palavra responsável, faça o favor de não interpretá-la de modo errado. Não estou falando de deveres, responsabilidades. Estou simplesmente usando a palavra no sentido literal: Responder à realidade, ser responsável.
Você tem vivido uma vida irresponsável, cumprindo todas as responsabilidades que os outros esperam que você cumpra. O que tem a perder? Você está entediado - essa é uma boa oportunidade. Você está perdendo o entusiasmo; do que mais você precisa para sair dessa prisão? Pule para fora, sem olhar para trás!
As pessoas dirão, "Pense duas vezes antes de pular". Eu digo, "Pule primeiro depois pense o tanto que quiser!" 

0 comentários:

Postar um comentário